terça-feira, 24 de novembro de 2015

Atividade1.acao3.Valderi Dissegna


Após a realização da oficina, que era a proposta do Plano de Ação, disponibilizamos uma avaliação On-Line sobre a atividade desenvolvida e obtivemos os seguintes resultados que podemos considerar como avanços na intervenção realizada.
Questão: Quais as mudanças perceptíveis na atividade dos professores depois da realização da Oficina?
Respostas:
Uma nova visão quanto a apresentação de conteúdos...
Eles começaram a utilizar as ferramentas do Google Drive em suas aulas, como para a criação de avaliações, trabalhos, apresentação de conteúdos através dos slides”.
As atividades com as ferramentas tecnológicas promoveram experiências inovadoras de ensino, pois de forma lúdica e atrativa contribuíram para uma nova forma de aprendizagem. Os professores e alunos gostaram muito da ideia.
Conseguiram perceber que até mesmo eles podem criar algo de diferente e inovador com o uso da tecnologia”.
Os professores começaram a utilizar mais os recursos tecnológicos em seus afazeres pedagógicos”.
Melhor utilização dos recursos tecnológicos propostos durante a realização da oficina”.
Neste contexto a realização da proposta está direcionada para a aproximação entre professor e aluno, entre professor e a tecnologia e que todos de forma integrada possam contribuir na formação do ser humano e, além disso, que o professor seja o disseminador desse novo paradigma no aprender e ensinar. Por isso, ter a tecnologia como aliada e não como obstáculo que dificulta a ação pedagógica será o diferencial na construção coletiva do conhecimento e um dos mais importantes desafios a serem superados.
Dessa forma, não podemos apenas dominar a tecnologia, mas a partir desse domínio explorar seu potencial nas práticas pedagógicas onde surgirão novas opções, novas relações, novas oportunidades na parceria construída no espaço escolar e na formação continuada como uma das alternativas.
Além disso, precisamos saber utilizar os recursos tecnológicos como complementação das nossas ações, por isso, a escola precisa desenvolver em seu espaço este olhar para a técnica e toda a sua contribuição na formação de um ser humano usando a técnica e não um ser mecânico usando a técnica. Se conseguirmos materializar essas reflexões, certamente participaremos de forma ativa na transformação social no contexto da democracia, da liberdade e da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário