Após a realização da
oficina, que era a proposta do Plano de Ação, disponibilizamos uma
avaliação On-Line sobre a atividade desenvolvida e obtivemos os
seguintes resultados que podemos considerar como avanços na
intervenção realizada.
Questão: Quais as
mudanças perceptíveis na atividade dos professores depois da
realização da Oficina?
Respostas:
“Uma nova
visão quanto a
apresentação de conteúdos...”
“Eles começaram a
utilizar as ferramentas do Google Drive em suas aulas, como para a
criação de avaliações, trabalhos, apresentação de conteúdos
através dos slides”.
“As
atividades
com
as
ferramentas
tecnológicas
promoveram
experiências
inovadoras
de
ensino,
pois
de
forma
lúdica
e
atrativa
contribuíram
para
uma
nova
forma
de
aprendizagem.
Os
professores
e
alunos
gostaram
muito
da
ideia”.
“Conseguiram
perceber que até mesmo eles podem criar algo de diferente e inovador
com o uso da tecnologia”.
“Os professores
começaram a utilizar mais os recursos tecnológicos em seus afazeres
pedagógicos”.
“Melhor utilização
dos recursos tecnológicos propostos durante a realização da
oficina”.
Neste
contexto
a
realização
da
proposta
está
direcionada
para
a
aproximação
entre
professor
e
aluno,
entre
professor
e
a
tecnologia
e
que
todos
de
forma
integrada
possam
contribuir
na
formação
do
ser
humano
e,
além
disso,
que
o
professor
seja
o
disseminador
desse
novo
paradigma
no
aprender
e
ensinar.
Por
isso,
ter
a
tecnologia
como
aliada
e
não
como
obstáculo
que
dificulta
a
ação
pedagógica
será
o
diferencial
na
construção
coletiva
do
conhecimento e um dos mais
importantes desafios a serem superados.
Dessa forma, não
podemos apenas dominar a tecnologia, mas a partir desse domínio
explorar seu potencial nas práticas pedagógicas onde surgirão
novas opções, novas relações, novas oportunidades na parceria
construída no espaço escolar e na formação continuada como uma
das alternativas.
Além disso, precisamos
saber utilizar os recursos tecnológicos como complementação das
nossas ações, por isso, a escola precisa desenvolver em seu espaço
este olhar para a técnica e toda a sua contribuição na formação
de um ser humano usando a técnica e não um ser mecânico usando a
técnica. Se conseguirmos materializar essas reflexões, certamente
participaremos de forma ativa na transformação social no contexto
da democracia, da liberdade e da justiça.
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